MEMORIAL DESCRITIVO PARA OBRAS CONVENCIONAIS



CONDIÇÕES GERAIS:

A CONTRATADA obriga-se a executar as obras objeto deste memorial descritivo, obedecendo integralmente os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico fornecidos pelo CONTRATANTE e acabamentos definidos neste memorial, conforme normas, projetos de normas, especificações, métodos de ensaios e padrões aprovados e recomendados pela ABNT, bem como toda a legislação em vigor referente às obras civis, inclusive sobre segurança do trabalho e preservação do meio ambiente, que serão consideradas parte integrante deste memorial, como se nele estivesse transcrito.

Em caso de divergências prevalecerão:
a)      Os acabamentos estabelecidos neste memorial.
b)      As cotas assinaladas sobre as dimensões medidas em escala.
c)      O desenho de maior escala sobre os de menor escala.

A mão de obra e os materiais a serem empregados na execução dos serviços, deverão ser de primeira qualidade, conforme os disponíveis no mercado e em obediência a estas especificações e os padrões em vigor.

A aplicação de materiais industrializados ou de emprego especial obedecerá as recomendações dos fabricantes, cabendo a CONTRATADA em qualquer caso a responsabilidade sobre a técnica.

Os ensaios de materiais julgados necessários, quando de aplicação por conta da CONTRATADA, serão por ela providenciados.

A CONTRATADA tem responsabilidade de 05 (cinco) anos sobre todos os serviços por ela executados.
A CONTRATADA ficará responsável por quaisquer SERVIÇOS mal executados, ou que não estejam de acordo com os documentos e condições que integram este memorial descritivo, devendo esses SERVIÇOS defeituosos, bem como todos aqueles que em decorrência vierem a sofrer danos, avarias ou defeitos, serem refeitos, por sua exclusiva conta, sem detrimento dos prazos pré-estipulados.
São obrigações da CONTRATADA quanto a mão de obra a ser utilizada na execução das obras:
                         

Dirigir, fornecer supervisão técnica e mão de obra qualificada, necessárias à execução das obras, sendo, para todos os efeitos, considerada a única e exclusiva empregadora de toda e qualquer pessoa que utilizar na execução dos serviços como contratados, subcontratados ou prepostos, doravante designados(s), individual ou conjuntamente, o(s) “Empregado(s)”.
Fornecer e assumir todos os encargos e despesas decorrentes de alimentação, alojamento, equipamentos de proteção individual e coletiva, assistência médica, seguro e pronto socorro de seus Empregados.
Tomar todas as precauções, a fim de evitar acidentes no local dos trabalhos, comprometendo-se, ainda, a manter na obra materiais de primeiros socorros, curativos e medicações sintomáticas, responsabilizando-se, exclusivamente, a CONTRATADA pelos eventuais acidentes pessoais envolvendo os seus Empregados ou terceiros, que eventualmente ocorra na obra, e/ou no desempenho de serviços referentes a mesma.

A CONTRATADA deverá cumprir, e fazer com que seu pessoal cumpra, todos os regulamentos e normas disciplinares, de segurança e higiene, existentes e/ou aplicáveis ao local onde serão executados os serviços, com a obrigatoriedade de observar todas aquelas exigências contidas na legislação pertinente, inclusive as referentes a segurança, higiene e medicina do trabalho.

A CONTRATADA será responsável pelo recebimento, descarga, conferência, guarda conservação, manutenção e movimentação interna horizontal e vertical de todos os materiais, máquinas, ferramentas e equipamentos que utilizar nas obras, quer sejam de sua propriedade (da CONTRATADA), do CONTRATANTE, ou de terceiros.

SERVIÇOS À   SEREM    EXECUTADOS   PELA  CONTRATADA   COM FORNECIMENTO DE MATERIAL , MÃO DE OBRA E EQUIPAMENTOS:

01 – SERVIÇOS PRELIMINARES:

A CONTRATADA executará:

Os tapumes necessários ao fechamento da obra.
Movimentação de terra até o volume de 50m³.
Construção do padrão das concessionárias, para ligações provisórias de água, luz e força.
Barracões para guarda de materiais, ferramentas e equipamentos.
Sanitários e alojamentos para os seus empregados.
Obs.: Quando existir Código de Edificações Interno (no caso de condomínios ou sociedade residencial), a CONTRATADA, executará as construções provisórias, obedecendo aos regulamentos estabelecidos.
                                                   O canteiro deverá ser organizado e limpo, cabendo a CONTRATADA manter estas condições durante o período das obras, retirando quaisquer materiais, equipamentos, entulhos e outros que não sejam necessários à execução dos serviços.

02 – INFRAESTRUTURA:

A locação das fundações, constituída por brocas, sapatas e vigas baldrames, assim como as demais locações, serão feitas rigorosamente de acordo com os níveis e indicações constantes nos projetos e detalhes.
As escavações manuais e/ou mecanizadas e a compactação dos aterros deverão ser executadas dentro da melhor técnica comprovada pela experiência e/ou normas, assim como garantindo as condições adequadas de segurança.
Toda fundação será executada em concreto armado, conforme projetos estruturais, com previsão de passagem da tubulação para esgoto.

03 – SUPRAESTRUTURA:

A estrutura será constituída por colunas, vigas, vergas e contra vergas de concreto armado, conforme projeto estrutural, com previsão para passagem da tubulação elétrica e hidráulica.
As lajes serão do tipo pré-moldadas conforme projeto estrutural, com distribuição das caixas de passagem e conduítes plásticos embutidos.


04 – PAREDES E PAINÉIS:

04.01 – ALVENARIAS:

As paredes serão executadas com tijolos cerâmicos estruturados E=14 cm; nas paredes externas e internas, assentados com argamassa mista, à base de areia, cimento e cal hidratada, regularmente colocada, perfeitamente nivelada e aprumada, nos alinhamentos e dimensões indicados nos projetos e detalhes de execução.
Sobre os vãos de portas e janelas, serão colocadas as vergas ou cintas de concreto convenientemente dimensionado pela CONTRATADA.
Nos trechos onde a alvenaria estiver em contato direto com o solo, será aplicado tratamento à base de material impermeabilizante, que obedecerão as recomendações do fabricante, a boa técnica e o que descrevem as normas da ABNT.

04.02 – LASTRO:

Sobre toda superfície onde forem executados pisos, o solo deverá estar adequadamente compactado, isento de material orgânico, e será executado lastro de concreto magro E=7 cm, com colocação de tela de aço se necessário.

05 – IMPERMEABILIZAÇÕES:

Baldrames, pisos de cozinha, banheiros, área de serviços, paredes em contato com o solo e lajes expostas às intempéries.

06 – TELHADOS:

Estrutura de madeira e cobertura com telhas cerâmicas do tipo portuguesas, com acabamento em tabeiras lisas de 2,0 x 15,0 cm, lisas com emboçamento das cumeeiras e capas laterais com argamassa mista na cor cerâmica, com aplicação de rufos e águas furtadas de chapa galvanizadas, quando necessários.

07 – INSTALAÇÃO ELÉTRICA:

Entrada de luz subterrânea, ligada a rede local, com colocação de poste e execução de abrigo para uma caixa de entrada em alvenaria, até o quadro de distribuição, com previsão para instalação de telefone e interfone.
Colocação de quadro de distribuição, com disjuntores automáticos, para distribuição de força 110/220 volts.
A distribuição dos circuitos será de acordo com a planta de elétrica.
Serão previstos pontos para instalação de T.V. e telefones.
Toda a tubulação elétrica será em conduítes plásticos da marca Tigre ou similar, as tomadas e interruptores, serão da marca Pial, modelo Silentoc, sendo que nos pontos de luz, não serão colocadas luminárias.
Será executada fiação para circuitos de 110/220 volts, com fios de cobre 1,5mm; 2,5mm e 4,0 mm, ante-chama e entrada de luz até o quadro de distribuição em 16 mm, marca Pirelli ou similar, conforme projeto elétrico.


08 – INSTALAÇÃO HIDRÁULICA DE ÁGUA FRIA:

Será executada em tubos e conexões da marca Tigre ou similar, partindo da instalação do medidor até o reservatório de fibra com capacidade para 2.000 litros, e toda a distribuição interna da residência será executada com tubos e conexões do mesmo fabricante. Os pontos de águas externos (jardins) serão diretos do medidor.

09 – INSTALAÇÃO HIDRÁULICA DE ÁGUA QUENTE:

Será executada com tubos e conexões da marca Tigre (Aquaterm) ou similar, devidamente isolados, sendo sua distribuição através de aquecimento central solar/elétrico com capacidade para 500 litros, com pontos nos banheiros e cozinha, sendo que em todos os banheiros, inclusive os servidos pelo aquecimento central, será instalado ponto 220 volts para chuveiro elétrico.

10 – ESGOTO E ÁGUAS PLUVIAIS:

A instalação do esgoto será á partir das caixas de inspeção e caixa separadora de gordura, executadas em alvenaria e impermeabilizadas, conduzidas até a fossa e sumidouro a serem construídas, por tubos de p.v.c., da marca Tigre ou similar devidamente dimensionado, empregando nos pisos dos banheiros e área de serviços ralos e caixas sifonadas e sifão na pia da cozinha.
“A rede de águas pluviais será através de grelhas e canaletas captadoras e conduzidas a rede local através de tubos de p.v.c. da marca Tigre ou similar, devidamente dimensionados”.

11 – REVESTIMENTO DE PAREDES INTERNAS:

Todas as paredes internas receberão acabamento em massa única feltrada, aplicada sobre base de chapisco a base de areia e cimento, para posterior acabamento em massa corrida p.v.a e pintura em látex p.v.a exceto as paredes dos banheiros, cozinha e área de serviços que terá base de massa única própria nos trechos que receberão acabamento em azulejos.

12 – REVESTIMENTO DE PAREDES EXTERNAS:

Todas as paredes externas receberão acabamento em massa única feltrada, aplicada sobre base de chapisco de areia e cimento, com detalhes em texturas, tijolos aparentes ou pedras decorativas para posterior pintura em látex acrílico.

13 – REVESTIMENTO DAS PAREDES DOS BANHEIROS-COZINHA-A. SERV.:       

A cozinha e banheiros receberão acabamento em massa corrida para posterior pintura com látex acrílico, sendo que na cozinha serão colocados azulejos até o teto a parede destinada para instalação da pia. Nos banheiros todas as paredes serão revestidas com azulejos até o teto. Na área de serviços a parede onde serão instalados o tanque e a lavadora de roupas, receberá azulejos até o teto.

14 – FORROS COM LAJE:

Todos os forros com lajes receberão acabamento de massa única feltrada, aplicada sobre chapisco a base de areia e cimento, para posterior pintura em látex p.v.a.

15 – FORROS DE MADEIRA:

Todos os forros de madeira serão com lambris de cedrinho mesclados, devidamente lixados e afixados diretamente sobre os caibros do telhado, inclusive os beirais e receberão acabamento em verniz.


16 – ESQUADRIAS DE MADEIRA:

Todos os batentes e esquadrias internas e externas serão em madeira de lei, nas dimensões padronizadas e receberão acabamento em verniz.

17 – LOUÇAS:

As bacias sanitárias serão da marca Deca ou similar em cor compatível com o restante, com caixa acoplada, as pias dos banheiros serão lavatório de louça tamanho médio com coluna, a pia da cozinha será em granito na cor cinza, com cuba de aço inoxidável, nas medidas padronizadas, o tanque da área de serviços, será de louça com coluna.
  • Todos os materiais deverão ser fornecidos pelo Contratante e aplicados pela Contratada.

18 – METAIS SANITÁRIOS:

Os banheiros receberão torneira para lavatório e registro de pressão para chuveiro padrão Deca ou similar, na pia da cozinha será instalado uma torneira tipo bica móvel padrão Deca ou similar, na área de serviços será instalada uma torneira tipo jardim, cromada padrão Deca ou similar.
  • Todos os materiais deverão ser fornecidos pelo Contratante e aplicados pela Contratada.

19 – PISOS INTERNOS:

Toda área interna da residência será revestida com pisos cerâmicos, assentados com argamassa pré- fabricada própria para pisos internos, com colocação de rodapés do mesmo piso, devidamente rejuntados.
  • Todos os materiais deverão ser fornecidos pelo Contratante e aplicados pela Contratada.

20 – PISOS EXTERNOS:

Acesso à garagem: Será executado com pisos cerâmicos antiderrapantes.
Passeios laterais: serão executados ao redor da casa passeio com pisos cerâmicos antiderrapantes.
Entrada social: receberá o mesmo acabamento dos passeios internos (pisos cerâmicos antiderrapantes).
Garagem: Receberá o mesmo acabamento dos passeios internos e entrada social.
  • Todos os materiais deverão ser fornecidos pelo Contratante e aplicados pela Contratada.

21 – ACABAMENTOS ELÉTRICOS:

Os acabamentos elétricos serão com espelhos para tomadas e interruptores da linha Silentoc da marca Pial, e os pontos de luz serão com rabichos tipo testes.

22 – PINTURA INTERNA:

Toda parte interna da unidade residencial receberá pintura em látex p.v.a. nas paredes e forros de lajes exceto a cozinha e banheiros que receberão pintura acrílica.

23 – PINTURA EXTERNA:

Toda a residência receberá pintura em látex p.v.a. em sua parte externa, com detalhes em textura.

24 - ESQUADRIAS E FORROS DE MADEIRA:

Todas as esquadrias de madeira, forros internos e forros dos beirais receberão acabamento a base de verniz fosco.

25 – LAREIRA: (ACABAMENTO NÃO INCLUSO).

Será instalada uma lareira em concreto refratário, pré-moldada, revestida externamente com emboço e textura, com frontão em madeira de lei e revestida internamente com tijolos refratários, ou conforme projeto.

26 – ÁREA DE LAZER: (NÃO INCLUSA).

Piscina: Em alvenaria armada e cascata, sendo a piscina revestida com azulejos na cor azul, e casa de máquinas completa com bomba e filtro, com deck revestido em pedra mineira ou similar.
Churrasqueira: Uma churrasqueira medindo externamente 0,70 x 0,80 m., revestida internamente com tijolos refratários e externamente com tijolos aparente, construída sob cobertura conforme projeto arquitetônico (inclusive pia de granito cinza).

27 – VIDROS:

As esquadrias dos banheiros receberão vidros do tipo fantasia e as demais receberão vidros lisos com espessura de 3,0 mm.

28 – MUROS OU ALAMBRADOS: (NÃO INCLUSOS).

A residência será isolada através da construção de muretas com h=0,80m., com mourões de concreto para fechamento com alambrado metálico h=2,00m. Ou com muros de blocos de concreto H= 1,80 m; ou a critério do Contratante.

29 – ÁREA VERDE:

Toda área destinada a jardim frontal, será entregue com o plantio de grama do tipo Esmeralda ou similar.

30 – LIMPEZA:

A unidade será entregue limpa para habitação.

31 – GARANTIA:

Todos os serviços realizados são garantidos por 05 (cinco) anos.

OBSERVAÇÕES:
Em caso de solicitação por parte do Contratante de modificação deste memorial descritivo, a Contratada apresentará orçamento para apreciação.

CONSTRUALPHA – COMÉRCIO E CONSTRUÇÃO LTDA.
Construindo casas com qualidade desde: 1985
Ligue: 11 – 3431 0428